quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O JORNAL NA SALA DE AULA



O JORNAL NA SALA DE AULA :

Dados da Aula                                                                                                                                         O que o aluno poderá aprender com esta aula

·  Aumentar sua competência linguístico-discursiva.
·  Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal.
·  Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos.
.  Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.
Duração das atividades:   4 aulas de 50 min (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:                                            Ler e escrever outros gêneros textuais: narrativas literárias, narrativas em quadrinhos, bilhetes.
Estratégias e recursos da aula
      O ensino de Língua Portuguesa deve se pautar em uma prática constante de leitura e escrita, o que pressupõe um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as práticas linguísticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais verossímil possível.
      Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos específicos de leitura e de escrita, caberá à escola prover seus alunos com a diversidade de “textos do mundo”. São diferentes leituras e escritas para diferentes textos.
      É nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execução dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como prática interessante e desafiadora.
ATIVIDADES E RECURSOS
     1ª etapa
a)    Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalharão em duplas. (Esses jornais poderão ter sido solicitados aos próprios alunos antecipadamente).
b)    Discussão oral: função social do jornal enquanto meio de comunicação e sua importância na formação de opiniões.
FUNÇÃO SOCIAL:  informar e formar opiniões.
IMPORTÂNCIA: divisão democrática de informações.
c)    Orientação da observação dos alunos para a 1ª página do jornal: título, data, local de produção e circulação, preço...



d)    Observação atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1ª página: tipo de letra, ilustração, motivo da escolha daquela notícia como destaque dentre tantas outras notícias.
e)    Observação dos resumos das notícias que comporão o jornal e discussão oral das mesmas.

O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustração, importância da notícia para a população em geral.
        Todas essas atividades deverão oportunizar a livre expressão dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opiniões e esclarecendo suas dúvidas

2ª etapa
a)    Os alunos lerão notícias de diversos jornais e escolherão as que mais lhes interessarem.
b)    Apresentação oral da notícia escolhida, para todos os colegas.
3ª etapa
a)      Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortarão notícias dos jornais que serão agrupadas por temas ou outros critérios escolhidos democraticamente. Por exemplo: “Notícias que agradam o leitor” e “Notícias que desagradam o leitor”.
b)    Para ilustração das notícias, os alunos poderão recortar gravuras de jornais ou revistas.
c)    Distribuição de uma notícia xerocada para a retirada de informações: 







e)    Atividade escrita sobre a notícia e jornal:
      (A professora analisará, juntamente com seus alunos, se a notícia contém todos os dados necessários a uma perfeita compreensão)
      * Qual é o fato noticiado?
      * Onde  e quando aconteceu ou acontecerá?
      * Quais são os personagens envolvidos?
      * A notícia esclarece quem são os personagens?
      * São personagens conhecidos no cenário nacional?
      * É uma notícia completa?
      * Quais informações estão faltando para que a notícia seja compreendida por qualquer leitor?
      * Qual é a fonte de onde foi retirada a notícia?


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